Especialistas encontram malware espião no MacOS


Eis que surge a primeira ameaça em 2017 para os usuários do MacOS, o sistema operacional da Apple que antes era chamado de OS X. O malware, batizado de Fruitfly, foi encontrado recentemente pela companhia de segurança Malwarebytes e é capaz de espionar o usuário e enviar o conteúdo via comunicação remota.

A descoberta aconteceu casualmente, quando um administrador de TI notou uma movimentação estranha no tráfego de dados. Ao vasculhar a rede, o grupo encontrou o software malicioso escrito com códigos já ultrapassados, utilizados no final dos anos 90, inicialmente em pesquisas de centros de computadores da área da biomedicina.

                       Mas o que ele faz?

Assim que invade a máquina, o programa começa a fazer screenshots das atividades da vítima e pode ativar a webcam na surdina. Os pesquisadores afirmam que é possível até mesmo controlar todo os sistema a partir dessa brecha.
O Fruitfly usa componentes de Linux bem anteriores ao OS X, com ferramentas para criação de imagens que datam de 1998. Os especialistas acreditam que ele é um derivado de outro malware e está circulando por aí desde 2014.


Fonte:Tecmundo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.